Translate

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Partilha da ação pedagógica do 3º Bimestre - oficinas pedagógicas

OFICINA: CIÊNCIAS

2ºs. Anos - Professora Ângela Rodrigues Batista 

Os temas abordados sejam teóricos ou na prática, faço uma ilustração para melhor compreensão, sendo trabalhado um elemento não vivo e os seres vivos (diferença). Ciclos da vida e a saúde do corpo.

3ºs. Anos - Professora Ângela Rodrigues Batista 

Trabalhando a importância da reciclagem e benefícios em reutilizar o lixo, como papel, retalho, caixa de leite, entre outros. Demonstrar aos alunos que através de pequenas atitudes podemos beneficiar o meio ambiente, como reutilizar o lixo para fazermos objetos para o nosso dia a dia. Sendo brinquedos, porta objetos, roupas e vaso.

1ºs. Anos – Professora Ana Maria M. T. Ramos

Estamos trabalhando neste bimestre sobre: o desenvolvimento e as necessidades básicas do ser humano; as plantas e suas partes e sua importância para os seres vivos; limpeza e organização do corpo da mente e do coração. Apresentamos e desenvolvemos o conteúdo através de roda de conversa, contação de história, desenhos e pinturas, listas, passeio pela escola para observação, experiências.

OFICINA: BRINQUEDOTECA

1ºs. Anos - Professora Juliene Barbosa de Jesus

Brinquedoteca: A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano (Jean Piaget). Através das brincadeiras as crianças expressam a sua criatividade. Neste bimestre trabalhei brincadeiras onde foi desenvolvida a criatividade dos alunos como construção dos seus brinquedos...

2ºs. e 3ºs. Anos – Professora Diane Pires

Através da confecção de brinquedos de sucata e pela música que foca valores e a alegria da infância as crianças tiveram aulas prazerosas e demonstraram grande interesse em criar, não somente brinquedos e brincadeiras, mas vínculos de amizade e amor à vida.

OFICINA: FAZENDO ARTES

1ºs. Anos -  Professora Monica R. Guimaraes

Neste bimestre continua sendo desenvolvido a prática do vagonite com todas as turmas do 1ºs. Anos. Onde os mesmos melhoram a coordenação motora e a concentração dos alunos.

2ºs. e 3ºs. Anos – Professora Zenira M. Thomas

Pelo bordado de vagonite, enquanto desenvolvem a arte, os alunos crescem em outras habilidades e competências como a concentração e a postura corporal. Nas cores, pontos e linhas a agulha segue o traçado que é ditado pela atenção e concentração buscando a perfeição no produto final que é o bordado concluído. A expectativa é grande para mostrar o seu trabalho aos pais no final do bimestre.

OFICINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

1ºs. Anos - Professora Maria Cleide V. da S. Feitosa

A oficina de comunicação e Expressão está trabalhando com projeto Literação, tendo como objetivo: levar o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da literatura infantil. O projeto se desenvolve através de contos e reconto de histórias e confecções de livros pelos alunos, que serão expostos e entregues na Feira Literária realizada pela escola no final do ano.

2ºs. Anos - Professora Vanessa Lara de Almeira

Iremos trabalhar a comunicação oral e escrita por meio de leitura e reconto de histórias. Confeccionaremos livros de contos de fadas. Cada aluno fará o seu livro e irmos expor na Amostra Literária. 

3ºs. Anos - Professora Vanessa Lara de Almeida

Estamos trabalhando a comunicação oral e escrita por meio de histórias. Cada turma ficou com uma história de contos infantis modificados como: Os três lobinhos e o porco mau, faremos o conto e reconto, confeccionaremos um livro e por fim apresentaremos um teatro das histórias.

OFICINA: CIRANDA

1ºs. Anos – Professor Manoel José Souza Neto

Aulas práticas com implantação de cantigas de roda e jogos educativos valorizando nossa cultura da ciranda brasileira, contação de histórias e lendas... 

2ºs. Anos – Professora Cátia Virginia de Andrade

Foi desenvolvido as habilidades de ouvir estória por prazer de ouvir, habilidades de cantar e brincar músicas e cantigas de roda. Desenvolvemos atividades relacionadas ao girassol como plantar, cuidar e observar o seu desenvolvimento, aprendemos poesia, música e coreografia relacionadas ao girassol.

3ºs. Anos – Professora Cátia Virginia de Andrade

Foram desenvolvidas atividades de ouvir estória pelo prazer de ouvir, atividades de cantar e brincar com músicas e cantigas de roda. Desenvolveu-se atividades relacionadas com o girassol como plantar, cuidar e observar o seu desenvolvimento, aprendeu-se poesia, música e coreografia relacionadas ao girassol.

OFICINA: LEITURA – BIBLIOTECA

Professora Lourdes Moraes de Oliveira

Biblioteca não simboliza o lugar do livro, mas o espaço que promoverá diferentes formas de socialização da leitura. Desta forma, nas aulas ministradas na biblioteca, os professores promovem diferentes formas de socialização do ler, oportunizando aos alunos o acesso à cultura e ao conhecimento, assim como também, o aumento do seu repertório e a interação com a língua escrita.

Sabemos que ler e escrever são meios básicos para o desenvolvimento da capacidade de aprender. Sendo assim, ensinar a ler e a escrever são tarefas e desafios de todas as áreas da escola e não apenas do professor de Língua Portuguesa. Engajados nesse desafio, os professores da escola sempre têm em sala de aula, livros para fazer a leitura deleite, aquela feita diariamente, só para entretenimento, pelo simples prazer de ler, sem obrigação e objetivos didático-pedagógicos, mas que também despertam o gosto pela leitura e forma leitores. Há também em sala de aula, livros para que cada um dos alunos possa manusear e lerem à escolha do seu gosto. 

Além disso, ainda existe a Mala Viajante, que a cada dia da semana está passando em uma das salas, com o objetivo de complementar ainda mais a tarefa de despertar o interesse e o gosto pela leitura. A Mala Viajante, do 3º bimestre saiu da biblioteca abarrotada de narrativas que misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia e imaginação das pessoas, criadas para passar mensagens importantes ou simplesmente, assustar. São os Mitos e Lendas, contados por pessoas, de geração para geração e que fazem parte da Cultura Popular Brasileira – FOLCLORE. Além de narrativas Folclóricas, na Mala Viajante, foram também livrinhos com Parlendas, Trava-Línguas, Ditados Populares e Adivinhas, conteúdos estes, que tanto agradam os alunos. 

1ºs. Anos - Professora Izângela A. de Souza Larreia

Jogos dos sete erros, jogos com palavras e alfabeto, datas comemorativas com atividades especificas, ilustrações, fantasias, diálogos com os alunos. Coleta de dados e conhecimentos prévios deles, trabalhar cultura.

1ºs. Anos – Professor Manoel José Souza Neto

Aulas com contação de histórias infantis, apresentação e trabalhos com personagens dos 7 anões clássico infantil, registros e interpretações ilustrativas. 

1ºs. Anos - Professora Juliene Barbosa de Jesus

Leitura é comunicação: Quanto mais cedo a criança tiver contanto com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela...
Neste bimestre trabalhamos o envolvimento dos alunos com os livros são os recontos de histórias ilustradas de acordo o entendimento de cada um. 

2ºs. Anos –Professor Manoel José Souza Neto

Com aulas práticas, momentos lúdicos, dinâmicas de interação e participação coletiva e individual... Registros e segmentos que indicam e acompanha seu rendimento escolar... e prática de leitura. 

3ºs. Anos –Professora Vanessa Lara de Almeida

Conto e reconto de histórias, trabalhando a comunicação e expressão corporal. Usar diferentes ambientes para a leitura se tornar mais prazerosa. Estimulara imaginação e criatividade na escrita de histórias.

3ºs. Anos – Professora Ana Maria M. T. Ramos

O objetivo é propor situações práticas para a leitura com os diferentes tipos e gêneros textuais, proporcionando aos alunos recursos que possibilitem o desenvolvimento de habilidades para o processo de aprendizagem, fomentando o gosto pela leitura, trabalhando com livros infantis bulas, dicionários, revistas, poemas e outros. 

OFICINA: LÍNGUA PORTUGUESA

1ºs. Anos – Professora Izângela A. de Souza Larreia 

Foi trabalhada literatura infantil, conto e reconto, ler sem saber ler, interpretação oral dos textos e histórias lidos e contadas aos alunos, alfabetização por meio de jogos, quebra cabeças, jogos de memória, jogos de formação de palavras com material concreto.

2ºs. Anos – Professor Manoel José Souza Neto

Aulas com dinâmicas e segmentos lúdicos, aplicação de registros escritas com aplicação de caça palavras e cruzadinhas, histórias e contos com apresentação de personagens.

3ºs. Anos – Professor Manoel José Souza Neto

Aulas práticas com aplicação de dinâmicas para a apresentação dos conteúdos previstos, jogos e atividades lúdicas com pequenos registros...

EDUCAÇÃO FÍSICA  

1ºs. Anos - Professora Geisa Mara E. S. Oliveira 

Através de atividades lúdicas e jogos adaptados, para que não interfira no desenvolvimento motor da criança e sim contribua na melhoria de suas qualidades.

2ºs. Anos - Professora Geisa Mara E. S. Oliveira

Através de atividades lúdicas e jogos adaptados, para que não interfira no desenvolvimento motor da criança e sim contribua na melhoria de suas qualidades.

3ºs. Anos - Professora Geisa Mara E. S. Oliveira

Através de atividades lúdicas e jogos adaptados, para que não interfira no desenvolvimento motor da criança e sim contribua na melhoria de suas qualidades. 

1ºs. Anos – Professor Maycon N. Brittes

Com as turmas do 1º C e D, com uma proposta em que envolve cooperatividade, velocidade e agilidade, pois com isso ajudará no trabalho em equipe, respeitando as regras e os colegas.

3ºs. Anos – Professor Maycon N. Brittes 

Com uma proposta em que envolve cooperatividade, velocidade e agilidade, pois com isso ajudará no trabalho em equipe, respeitando as regras e os colegas.

OFICINA: NATAÇÃO

Professora Renata Machado Teixeira 

1ºs. Anos 
Este bimestre está destinado ao aperfeiçoamento da jornada do ando crawl e o início das técnicas de braçada. Tenho priorizado a respiração no meio líquido e a readaptação de alguns alunos. Estou fazendo também a transição da piscina pequena para a média.

2ºs. Anos 
Neste bimestre o foco é o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da técnica da braçada e a respiração bilateral do modo crawl.

3ºs. Anos 
Estou desenvolvendo a coordenação do braço (perna) respiração bilateral do nado crawl em conjunto com um pequeno condicionamento cardiorrespiratório. Realizando também uma transição da piscina média para a grande.

OFICINA: MATEMÁTICA

1ºs. Anos -  Professora Franciele Marta Silva

Durante o bimestre foram desenvolvidas atividades com figuras geométricas (quebra cabeça, tangran) identificando-as em vários contextos. Jogos de adição e subtração para identificar e realizar operações matemáticas desenvolvendo o raciocínio lógico.

2ºs. Anos - Professora Cléia Gondim de Freitas

Desenvolvendo as operações de subtração e multiplicação por meio de jogos como: acerte o alvo, dominó numérico e resolução de atividades escritas para que possam chegar a mostrar sua capacidade e agilidade em seu raciocínio lógico.

3ºs. Anos - Professora Cléia Gondim de Freitas

Desenvolvendo a sequência numérica até mil (1000), um milhar com jogos, acerte o alvo, loteria colorida, boca do palhaço, subtração e multiplicação utilizando também folhas impressas para que o aluno transponha no papel o que aprendeu.
No decorrer do 3º bimestre as aulas de matemática referem-se à conclusão das operações referentes a adição, subtração e multiplicação. O objetivo do ensino aprendizagem da criança vem de encontro com o seu desenvolvimento da organização, agilidade do pensar em transpor suas habilidades e competências durante a resolução das atividades propostas em sala de aula. Como proposta pedagógica dos PCNs para a alfabetização na idade certa a sala de matemática da Escola Maria Dallafiora Costa, prioriza o lúdico como parte importante no desenvolvimento mental, físico e motor da criança. Matemática e criança indissociáveis.


LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Professora Flávia Brunetta Daboit 

1ºs. Anos 
Desde o início do ano o nosso foco maior tem sido para o trabalho com a língua portuguesa. Iniciamos no 2º bimestre, e temos dado continuidade, o trabalho com as famílias silábicas, as professoras trabalham em sala de aula e os alunos fazem a fixação com atividades no laboratório, além das famílias silábicas (atualmente R, S, T) demos início a relação de palavras e figuras com leitura e escrita.

2ºs. Anos 
O foco maior tem em matemática, dou destaque a sequência de 3 aulas utilizando o jogo nunca 10, a proposta foi introduzir, aprimorar e fazer com que os alunos compreendessem a técnica, o conteúdo e a prática de jogo, que envolve adição (simples e com reserva) e trabalho com material dourado virtual as unidades, dezenas e centenas.

3ºs. Anos 
Apesar de termos entrado em assuntos variados destacamos a matemática principalmente multiplicação, vários recursos que estão sendo explorados – softwares, atividades, jogos – nos possibilitam temáticas diferentes, dão autonomia aos alunos e capturam a atenção, trabalhando desta forma o mesmo assunto e diferentes abordagens, vemos onde o aluno tem mais dificuldade ou mais avanço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas