Translate

Quem somos

CONHECENDO A HISTÓRIA DA ESCOLA....


A Escola Municipal de 1º Grau Maria Dallafiora Costa foi criada pelo Decreto Municipal nº 630, do dia 23 de janeiro de 2001, para unir-se ao Projeto Parma Vida que já era desenvolvido no Centro Esportivo Parma desde o ano 2000. Pela Lei nº 1.661 do dia 13 de dezembro de 2016 mudou a sua denominação para Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Maria Dallafiora Costa – Parma Vida. Graças ao saudoso Padre Onesto Costa e com a parceria entre a Igreja Católica (Diocese de Primavera do Leste -Paranatinga e apoio à distância da Cáritas de Parma) e com a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, as famílias desta cidade e os educadores têmo privilégio de contar com uma Escola em Tempo Integral, atualmente atendendo 400 alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, das 07 horas às 16 horas.


Um breve histórico da trajetória destes 17 anos deste trabalho educacional:


Ano 1999: Inauguração do Centro Esportivo Parma


Ano 2000: Projeto Parma Vida - atendimento em dois períodos no contra turno escolar;


Anos 2001 a 2008: Início da Escola para alunos da 1ª à 8ª série, sendo que os mesmos alunos frequentavam Escola e Projeto;


Ano 2009: Alunos do 1º ao 5º ano e o Projeto Parma Vida segue atendendo estes mesmos alunos;


Anos 2010 a 2011: Alunos da Educação Infantil (200), em período integral, sendo que o Projeto Parma Vida volta a funcionar em período parcial para alunos que vem de outras escolas no contra turno de suas aulas (400 do 1º ao 5º ano);


Anos 2012 a 2016: Alunos do 1º ao 5º ano sendo que, embora não reconhecida legalmente com esta característica, a escola foi gradativamente construindo uma proposta pedagógica e uma prática de educação em Tempo Integral, unificando “Escola Maria Dallafiora Costa” e “Projeto Parma Vida”,no seu Plano Político Pedagógico.


Anos 2012 a 2013: a Educação Infantil passou a ser atendida no Centro Emaús (até então era Projeto Santa Úrsula) como anexo da Escola Maria Dallafiora Costa. Em 2014 foi desmembrada com a criação da Escola de Educação Infantil Santa Úrsula.


Ano 2017: Alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, com ênfase na Alfabetização e na Vivência de Valores, oficialmente como Escola de Tempo Integral.

Além da escola (divida entre núcleo comum e oficinas), o projeto Parma Vida conta com um consultório odontológico para atendimento diário dos alunos, o memorial padre Onesto Costa que é aberto à escola e à comunidade e um pequeno museu.

O Projeto conta com espaços privilegiados, equipados (moveis, instrumentos, equipamentos e materiais) e de fácil acesso ao uso dos educadores.

Este Blog foi criado com o intuito de aproximar alunos, ex-alunos, famílias, professores, comunidade..

Nosso ideal é manter o Blog sempre atualizado com as noticias, a pratica pedagógica, os eventos, o dia-a-dia, etc., da nossa instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas